terça-feira, 5 de outubro de 2010

Porto da Barrra

De vez em quando tenho uma estranha mania:
Junto palavras para fazer poesia
Mas, de vez em quando, quando o sol bate lá no Porto
Atraco minha âncora no horizonte da sagacidade
E deixo o próprio corpo falar meu sentimento
Tudo é festa naquele lugar, onde o mar é água calma pra namorar
Onde tudo é possível no espaço infindável do deseja e da mensuração do nada.
As idiossincrasias são todas físicas, com músculos, pele e testosterona  
São marcas da vida expostas nos peitos abertos
Sarados para exibição e dispostos à consumação.
Lá estou eu, no meio da Cidade da Bahia,
Fazendo rima com corpo, sexo e ousadia
Devorando tudo que os superegos não conseguem ler
Mas que se faz concretude propulsora da verdadeira poesia,
‘Somente porque tenho essa mania’.
Lá no fundo, naquela concha aberta, onde o tempo pára
Há palavras soltas em compassos progressivos de tantos e tantos gritos
Gritos de fome pela ardência sanguinária dos desejos congruentes
E dos passos lado a lado com a sede de suor
Mais uma cerveja ‘seketário’!
E eis a rima maior do lugar:
Mais uma, duas ou três doses de orgasmos
Todos bebem muito bem e decifram pelo olhar,
Toda malícia que os símbolos lingüísticos não dão conta de decifrar...
Todos sentem, a cada verão, os exageros libertários daquele atracadouro.
Um espaço desconexo de toda a lógica de qualquer estação.
A poesia, lá, está contida em cada corpo em meio às fumaças da contravenção 
Levando a mística da desconstrução que fragiliza os horizontes da moral. 
O sintagma dominante é a desordem ordinária da sedução.
Vejo o mundo ao avesso, sem medo e sem pudor,
Esqueço a estranha mania e faço poema com o corpo,
A cada temporada lá no Porto,
No verão do Salvador.

Moabe Breno,
24/04/09... são as águas de março fechando o verão.  

4 comentários:

  1. Mil elogios!! Gostei dessa construção "Mais uma cerveja ‘seketário’!E eis a rima maior do lugar:
    Mais uma, duas ou três doses de orgasmos".. Um retrato da sexualidade na bahia, da boemia.. tem uma malícia muito bacana no texto.. Apaixonante!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler para meus amigos e mestres também. Estou transcrevendo os elogios deles também

    ResponderExcluir
  3. valeu, divulga e vamos fazer uma ágora poética. fala pra seus amigos visitarem tb
    vou atualizar sempre. diariamente, talvez.

    ResponderExcluir